O IX Congresso teve três painéis, cada um deles abordando uma das três proposições básicas e que se constituem em fundamentos deste evento internacional.

A seguir se encontram os trabalhos em som e imagem, estas quando o painelista procedeu apresentação em Power Point.

Painel I – INFRAESTRUTURA FÍSICA E FUNDO GARANTIDOR

Gabriel Perez - CEPAL, Alberto Pfeifer - CEAL, Germano Rigotto - Ex Governador do RS, Joal Teitelbaum - Presidente do CRIAS, Adrian G Suarez - FONPLATA, Wagner Cardoso - COINFRA/CNI


PARA OUVIR

Adrian G. Suarez
Representante do FONPLATA

Adrian G. Suarez representante do FONPLATA, Fundo Financeiro para o desenvolvimento da Bacia do Prata, que juntamente com o BID e a CAF foram apoiadores na constituição da IIRSA no ano 2000. É o responsável pelo setor de Projetos.

PARA OUVIR
PARA VER


Alberto Pfeifer
Representante do CEAL

Alberto Pfeifer diretor executivo no Brasil do Conselho Empresarial da América Latina, CEAL, desde 1998. É assessor da presidência internacional do CEAL e vice-presidente executivo do Observatório das Translatinas do CEAL. Graduado em engenharia e direito pela Universidade de São Paulo, mestre em Economia Aplicada Doutor em Geografia pela USP, em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law & Diplomacy. É membro dos Conselhos da Câmara de Comércio Argentina-Brasil, da Câmara de Comércio Mexicana no Brasil e de Comércio Exterior da FISP Membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gracint) da USP.

PARA OUVIR


Gabriel Perez
Representante da CEPAL

Gabriel Perez Diretor de Assuntos Econômicos da CEPAL, Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, organismo da ONU sediado em Santiago do Chile. É engenheiro civil, diplomado em Ciências de Engenharia pela Universidade de Santiago do Chile e Mestre em gestão Marítimo-Portuária. Tem quinze anos de experiência nas Nações Unidas e atualmente é Oficial Associado de Assuntos Econômicos na Unidade de Serviços de Infraestrutura da CEPAL, encarregado dos temas de Logística, Transporte e Integração Física Regional.

PARA OUVIR
PARA VER



Germano Rigotto
Ex-Governador do Rio Grande do Sul
Presidente do Instituto Reformar

Germano Rigotto ex-governador do estado do Rio Grande do Sul, diplomado em odontologia e direito pela UFRGS. Foi deputado estadual em duas legislaturas, deputado federal em outras três. Foi líder do Governo no Congresso Nacional e tem ações sobre temas tributários e financeiros, foi presidente da Comissão de Finanças e Tributação, presidente da Comissão de Reforma Tributária da Câmara Federal e tem realizado inúmeras palestras sobre o tema no Brasil e exterior. Como governador deu inicio modernização de gestão pública e focou na implantação de investimentos privados. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidencia da República, autor de livros e presidente do Instituto Reformar.

PARA OUVIR
PARA VER


Wagner Cardoso
Gerente Executivo de Infraestrutura e
Secretário Executivo do COINFRA-CNI

Wagner Cardoso iniciou suas atividades em 1981 na Confederação Nacional das Indústrias, CNI, Brasil. É atualmente o Gerente Executivo de Infraestrutura e Secretário Executivo do Conselho de Infraestrutura da CNI, desde 1995. Participou de atividades da CNI ante ao MERCOSUL e no Fórum Empresarial das Américas e em eventos de integração continental. É formado em economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, possuí Mestrado em Engenharia de Transportes na UDRJ, no International Trade Center, UNCTAD e no Instituto Militar de Engenharia. Publicou inúmeros artigos sobre transportes, política econômica, legislação de cargas e Comércio Exterior.

PARA OUVIR
PARA VER


PRONUNCIAMENTOS PARA OUVIR

 

Painel II – INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: NOSSOS PONTOS EM COMUM

Leandro Zenni Estevão - Ministerio das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Jerjes Justiniano Talavera - Embaixada do Estado Plurinacional da Bolivia, Joal Teitelbaum - Presidente do CRIAS, Embaixador Carlos Daniel Amorin - Embaixada do Uruguai em Brasilia, Otavio Brandelli - Representante do Brasil ante a ALADI e MERCOSUL

PARA OUVIR

 

Carlos Daniel Amorín
Embaixador do Uruguai no Brasil

Carlos Daniel Amorin embaixador do Uruguai no Brasil. Ingressou no Ministério das Relações Exteriores de seu país em 1978. Foi assessor da Direção Geral de Assuntos Econômicos Internacionais e participou da equipe prévia à formação do MERCOSUL. Participou de missões em Genebra, no GATT. Ocupou diversas diretorias no M.R.E. do Uruguai sendo inclusive Diretor Geral de Assuntos Econômicos e Internacionais e para assuntos de Integração do MERCOSUL. Exerceu o cargo de embaixador em países da Europa e desde 2008 é Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário no Brasil.

PARA OUVIR


Jerjes Justiniano Talavera
Embaixador da Bolívia no Brasil

Jerjes Justiniano Talavera embaixador do Estado Plurinacional da Bolívia no Brasil. Graduou-se na em Direito, Ciências Políticas e Sociais na Universidade Autônoma Gabriel René Moreno . Exerceu diversas atividades públicas, políticas e do magistério. Entre elas a de Secretário Geral do Ministério Previsão Social e Saúde Pública, Professor Universitário, Reitor eleito da Universidade Autônoma Gabrile René Moreno, Reitor da Universidade Nacional Ecológica, Presidente do Conselho Municipal de Santa Cruz de La Sierra, Deputado Nacional e desde setembro de 2012 é o Embaixador no Brasil.

PARA OUVIR


Otávio Brandelli
Ministro Representante substituto do Brasil
Ante a ALADI e o MERCOSUL

Otávio Brandelli Ministro e representante permanente substituto do Brasil ante a ALADI e MERCOSUL. Diplomado em Direito pela Universidade Católica/RS, especialista em Administração de Empresas e Marketing pela UFRGS e também Pós-Graduado em Direito Internacional Privado na Academia Internacional de Haia. Em 04 de setembro de 1992 é designado terceiro secretário do M.R.E. do Brasil. e ao longo de sua carreira chefiou diversas divisões e participou de Conselhos. Tem inúmeros trabalhos publicados e uma carreira pautada por ações na ALADI.

PARA OUVIR



Leandro Zenni Estevão
Conselheiro de Integração Regional e
Representante do M.R.E. do Brasil

Leandro Zenni Estevão Conselheiro de Integração Regional do M.R.E. do Brasil. Diplomado em Administração de Empresas e Comércio Exterior pela UNISINOS. Curso de Lingua e Cultura Francesa pela Universidade Stendahl, Grenoble, França. Em 22 de julho de 1996 é designado terceiro secretário do M.R.E.. Exerceu funções na Divisão de Integração Regional, no Departamento de Integração Latino-Americano, na Embaixada em Buenos Aires, ma Embaixada em Caracas, coordenador geral do Departamento Econômico, em atividades do MERCOSUL e desde 2012 é Conselheiro do M.R.E.

PARA OUVIR
PRONUNCIAMENTO


Debates e pronunciamentos

PARA OUVIR


Painel III – PARTICIPAÇÃO DO SETOR PRIVADO NA INTEGRAÇÃO DA REGIÃO: GESTÃO E GOVERNANÇA

Irani Carlos Varella - Assessor da Presidencia da Petrobras, Joal Teitelbaum - Presidente do CRIAS, José Alberto Pereira Ribeiro - Presidente da ANEOR, Antonio Castillo - Conselheiro Econômico da Embaixada do Peru no Brasil

PARA OUVIR



Irani Carlos Varella
Representante da Petrobrás

Irani Carlos Varella exerce o cargo de Assessor da Presidente da Petrobrás e faz parte do Conselho Fiscal da Fundação Nacional da Qualidade e do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, entre outros. Esteve à frente de importantes setores da Petrobrás, como o de Diretor de Serviços e coordenou o Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional, tendo sido de outubro de 2008 a fevereiro de 2013 Presidentes da Petrobrás-Uruguai. Tem larga experiência em Gestão e Qualidade, estando na Petrobras desde 1976.

PARA OUVIR



Joal Teitelbaum
Presidente do CRIAS

Joal Teitelbaum engenheiro civil e empresário. Fundador e preside o Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS, bem como a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Chile desde 1996. Representou a construção brasileira na Federação Interamericana e na Confederação Mundial da Construção entre 1986-1995. Integra diversos Conselhos Empresariais, Sua empresa fundada em 1961 é considerada de “classe mundial” pela conquista do Prêmio Nacional da Qualidade. Exerceu Direção Geral de orgãos públicos. Membro e Diretor da Academia Internacional da Qualidade. Diretor da Sociedade Americana da Qualidade. Proferiu conferencias nos cinco continentes e na ONU.

PARA OUVIR
PARA VER


José Alberto Pereira Ribeiro
Presidente da ANEOR

José Alberto Pereira Ribeiro engenheiro civil e empresário. Preside a ANEOR, Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias desde 2006 e com mandato até 2015, desde 2006 preside a Associação Paranaense de Empresários de Obras Públicas, sendo presidente do Conselho Consultivo e é membro do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria, CNI. É presidente e ou membro do Conselho de diversas entidades vinculadas à Infraestrutura. Palestrante e conferencista em inúmeros eventos. É membro do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS, desde 1996. Entre 1965 e 1974 atuou no setor público. É Diretor Presidente da SULBRAS, de 1984 até a data atual.

Para Ouvir

Antonio Castillo Garay
Conselheiro Econômico e Comercial
Embaixada do Peru no Brasil

Antonio Castillo Garay é o Conselheiro econômico e comercial do Peru no Brasil. Em suas atividades profissionais participou do Ministério da Produção, tendo sido Vice Ministro de Indústria, Gerente Geral da Associação de Exportadores. Atuou na ALAD como Diretor do Projeto de Exportações na América Latina, nas Nações Unidas como consultor sênior. É mestre em Administração e Negócios Internacionais, licenciado em economia pela Universidade de Lima. Curso de Marketing Internacional pelo Instituto Sogesta, Itália e Professor Associado da Academia Diplomática do Peru.

PARA OUVIR
PARA OUVIR: Comentários
PARA VER


Debates e Pronunciamentos

PARA OUVIR: Pronunciamentos