A seguir vamos reproduzir duas imagens. Uma de meados do Século XVI em que estão as terras conhecidas a leste e a oeste do Tratado de Tordesilhas.

Observe-se que a América do Norte não possuía configuração definida tal era o desconhecimento daquela região.

Esta outra imagem refere-se a uma foto-montagem da NASA mostrando a “Terra Plana”, inicio do Século XX, em uma fotografia noturna.
Ela retrata um hemisfério norte onde ressaltam os Estados Unidos, Europa, Ásia totalmente iluminadas e um hemisfério sul com um contorno muito semelhante aquele do Século XVI em suas linhas gerais, mas com baixa densidade de áreas de iluminação.


Estas imagens justificam a necessidade de uma reflexão competente. Quais as causas de em um intervalo de tempo de cerca de 500 anos uma região (América do Norte) tenha este cenário e contraste com a outra (América do Sul)?

É motivado por esta visão que faz com que o CRIAS há dezessete anos reúna regularmente os governos, o setor privado, as entidades de fomento, a academia, organismos internacionais, não apenas da América do Sul mas também de de participação mesmo global e de forma única venha de forma integrada mantendo atuante os fundamentos da INTEGRAÇÃO SUL AMERICANA e tenha se tornado hoje reconhecido como um dos vetores do processo.