JORNAIS E PUBLICAÇÕES

04.09 - JORNAL DO COMÉRCIO

17.09 - CORREIO DO POVO

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20.09- ZERO HORA

26.09 JORNAL DO COMÉRCIO

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30.09 - JORNAL DO COMERCIO

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01.10 - O SUL

 

02.10 - JORNAL DO COMÉRCIO

02.10 – O SUL

03.10 - CORREIO DO POVO

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04.10 - CORREIO DO POVO

Setembro - 2013 – REVISTA ANEOR






Novembro - 2013 – INDÚSTRIA EM AÇÃO



 

TV

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Programa conversas cruzadas realizado em setembro de 2013, na TV Com, RBS, tendo participado o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, FIERGS, Heitor José Müller, Joal Teitelbaum, presidente das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS, e Humberto Busnello, vice presidente da Associação Nacional de Empresas de Obras Rodoviárias, ANEOR. O programa foi coordenado pelo jornalista Lasier Martins, dia 20 de setembro.

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Programa TV Assembléia/RS, entrevistado o presidente do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS, Joal Teitelbaum e coordenado pelo jornalista José Antonio Conti, dia 21 de outubro.

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Programa Network canal 20/NET com entrevistas de participantes do IX Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul, dias 02 e 03 de outubro de 2013.

ENTREVISTAS COM PARTICIPANTES

PERGUNTAS PARA PAINELISTAS/PARTICIPANTES

WAGNER CARDOSO - GERENTE EXECUTIVO DE INFRAESTRUTURA E SECRETÁRIO EXECUTIVO DO CONSELHO DE INFRAESTRUTURA DA CNI, DESDE 1995.

- Como o senhor avalia  a integração e os papéis das áreas públicas e privada no desenvolvimento do continente?
A integração é tocada pela área pública, mas o setor privado é muito necessária pelo aporte de investimentos. Estamos, ou melhor, devemos estar  muito entrosados em relação a este segmento.

- O senhor  considera que um fundo garantidor para infraestrutura física sugerida pelo CRIAS neste Congresso – IX CIRIAS  - seria importante fator propulsor de desenvolvimento para a  infraestrutura  e a logística  sul americanas?
O fundo garantidor é importante para dar segurança ao investidor. Isto não existe na Europa  e nos Estados Unidos, por exemplo. É que o passado na América do Sul é negro, neste sentido.  Nos continentes mencionados o governo promete, faz e paga, diferente de nós.
  
- O Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS,  foi constituído em 1996. Ele vem servindo nestes 17 anos de elo na convergência de ações do setor privado com o setor governo. Como o senhor avalia as ações do CRIAS? Acrescentaria alguma sugestão de  melhoria?
O CRIAS faz o papel dele muito bem, dá transparência, faz o seu papel com perfeição. É fomentador do setor privado, pois sabe que sem este, o governo não conseguirá agir em prol da infraestrutura e logística sul americanas.

ALBERTO PFEIFER - DIRETOR EXECUTIVO NO BRASIL DO CONSELHO EMPRESARIAL DA AMÉRICA LATINA, CEAL, DESDE 1998. É ASSESSOR DA PRESIDÊNCIA INTERNACIONAL DO CEAL E VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DO OBSERVATÓRIO DAS TRANSLATINAS DO CEAL.

- Na sua visão a sugestão do CRIAS de construção de uma agenda proativa no COSIPLAN, Conselho Sul americano de Infraestrutura e Planejamento, com a participação do setor privado pode se constituir em uma força alavancadora da integração da América do Sul?
Sempre é bom estar junto a estes fóruns, a proatividade é muito positiva. Em nosso ponto de vista, entretanto, o CRIAS ainda possui uma representação aquém do que poderia ter no setor privado. Se conseguisse estar mais presente... O COSIPLAN já é o interlocutor dos governos nacionais. Esta proposta de legitimização perante o COSIPLAN é muito oportuna.

- O senhor  considera que um fundo garantidor para infraestrutura física sugerida pelo CRIAS neste Congresso – IX CIRIAS  - seria importante fator propulsor de desenvolvimento para a  infraestrutura  e a logística  sul americanas?
Os mecanismos que reduzam os riscos e ofereçam aos investidores segurança e mesmo ressarcimento de prejuízos são muito importantes. O risco é multiplicado nas obras de infraestrutura especialmente quando envolvem vários países. Este investimento muitas vezes é melhor do que poupança, apenas é preciso ter segurança quanto aos resultados.

- O Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS,  foi constituído em 1996. Ele vem servindo nestes 17 anos de elo na convergência de ações do setor privado com o setor governo. Como o senhor avalia as ações do CRIAS? Acrescentaria alguma sugestão de  melhoria?
O CRIAS faz muito sentido. Trata-se de uma rede de pessoas e organizações interessadas e comprometidas com a causa, o que já representa um grande valor. Teitelbaum é admirável pela liderança e envolvimento, entretanto se o movimento tivesse mais recursos financeiros seria melhor. Quem sabe as entidades envolvidas pudessem fazer alguma contribuição?

HUMBERTO MOLINA -  ASSESSOR DO SECRETÁRIO GERAL DA UNASUL, ORGANISMO MÁXIMO QUE REÚNE AS PRESIDÊNCIAS DOS DOZE PAÍSES JÁ ESTÁ EM PORTO ALEGRE. É A PRIMEIRA VEZ QUE UM REPRESENTANTE DA UNASUL VEM A PORTO ALEGRE.

- O senhor  considera que um fundo garantidor para infraestrutura física sugerida pelo CRIAS neste Congresso – IX CIRIAS  - seria importante fator propulsor de desenvolvimento para a  infraestrutura  e a logística  sul americanas?
Desconheço os detalhes. Para promover as obras são necessários grandes aportes financeiros. As que afetam vários países devem ter um fundo de garantia sim. Ao contrário, quem responderá caso as coisas não saiam como o previsto? 

- O Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS,  foi constituído em 1996. Ele vem servindo nestes 17 anos de elo na convergência de ações do setor privado com o setor governo. Como o senhor avalia as ações do CRIAS? Acrescentaria alguma sugestão de  melhoria?
A UNASUL está aberta à participação de todos. Trata-se de uma entidade muito nova, quase um bebê, a qual pode ter a participação do setor privado, a qual é muito necessária. Quanto ao CRIAS, o que conheço é louvável, um espaço de reflexão muito importante.

ADRIAN SUAREZ (BOLÍVIA) – REPRESENTANTE DO FONPLATA

- Como o senhor avalia  a integração e os papéis das áreas públicas e privadas no desenvolvimento do continente?
Queremos iniciar o processo de transformação principalmente na Bacia do Prata, favorecendo a inclusão social e a integração em todas as suas formas modais. A Fonplata trabalha fazendo projetos na área de saúde, culturais, cuidado do meio ambiente. A entidade favorece a realização de projetos da iniciativa privada através dos governos. E acreditamos que sem o setor privado não há projetos.

- O CRIAS também apresentou um estudo, o do Triângulo da Inflexão,  que além do fundo garantidor aprofunde-se os estudos para consolidar os pontos em comum dos doze países da América do Sul e da constituição de uma gestão e governança para o processo de integração com a participação do setor privado/sociedade civil. Em sua opinião é uma alternativa que poderá acelerar um desenvolvimento sustentável?
A FONPLATA participa do IIRSA favorecendo os projetos de integração da Agenda dos Projetos Prioritários (APIS), que é do COSIPLAN. A FONPLATA pode financiar todos os projetos da Bacia do Prata, independente dos ciclos econômicos. Fornecemos uma linha de crédito independente do fundo garantidor.
 
- O Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS,  foi constituído em 1996. Ele vem servindo nestes 17 anos de elo na convergência de ações do setor privado com o setor governo. Como o senhor avalia as ações do CRIAS? Acrescentaria alguma sugestão de  melhoria?
O CRIAS é muito valioso. Favorece o intercâmbio de idéias e apoio as políticas do setor público e privado para tornar realidade os projetos de integração nacional.

MINISTRO OTÁVIO BRANDELLI – DELEGAÇÃO PERMANENTE DO BRASIL JUNTO A ALADI E AO MERCOSUL

- Como o senhor avalia  a integração e os papéis das áreas públicas e privadas no desenvolvimento do continente?
A integração comercial de negociação de acordos é boa mas a infraestrutura não está permitindo esta finalização dos processos.  A conexão aérea , por exemplo, é ruim. Temos que aperfeiçoar  cada um dos modais. Não adianta produzir soja há um custo muito menor e chegar ao mercado sem nenhuma competitividade devido aos gargalos da infraestrutura. Precisamos criar um mecanismo de investimento com capital mais acessível para a infraestrutura.

- O senhor  considera que um fundo garantidor para infraestrutura física sugerida pelo CRIAS neste Congresso – IX CIRIAS  - seria importante fator propulsor de desenvolvimento para a  infraestrutura  e a logística  sul americanas?
O fundo garantidor teria que ser um fundo de investimento de capital abundante e juro baixo. O BNDES é um exemplo disto. Mas ainda assim estamos tão carentes nesta área que precisaríamos criar um segundo fundo específico para a infraestrutura. Portugal é um exemplo neste sentido. Neste processo o setor privado bem como a gestão são fundamentais.