Confira abaixo o vídeo, do Painel III

Alisson Nascimento, Coordenador de Acompanhamento de Obras do DNIT, destacou o papel do governo em promover programas de investimentos em transportes no Brasil. “Nosso papel é implementar uma política de desenvolvimento dos meios de transporte no país, visando ao desenvolvimento sustentável. Temos diversos programas como o BR-Legal e Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV)”, explicou. Hoje, produtos de importação e exportação do Rio Grande do Sul, 40% e 30%, respectivamente, passam pelas rodovias BR-290 e BR-116.

O presidente do SICEPOT e coordenador do COINFRA da FIERGS, o engenheiro Ricardo Portella, não acredita que as obras nas rodovias federais serão finalizadas no prazo. “Infelizmente não existe nenhuma possibilidade de isso acontecer. Existem graves problemas com reajustes de preços de asfalto e falta de dinheiro público que paralisam completamente qualquer obra”, enfatizou. “O Brasil sem reformas estruturais não terá dinheiro para investimentos em um curto espaço de tempo”, finalizou.

Luís Roberto Ponte, presidente da Sociedade de Engenharia do RS (SERGS), seguiu a mesma linha: “São necessárias grandes reformas estruturais no país”, enfatizou. O engenheiro Ponte afirmou que sem as reformas e respeito à legislação vigente, em especial à Lei 8.666, dificilmente retomaremos o rumo do Investimento e do desenvolvimento sustentado.

 

ANEXO DAS PALESTRAS
X CIRIAS – Apresentacao Alisson Nascimento DNIT
X CIRIAS – Apresentacao Ricardo Portella Nunes SICEPOT