O X Congresso contou com a Palestra Magna de Abertura do Embaixador JOSÉ BOTAFOGO GONÇALVES.

O Embaixador Botafogo, vice-presidente emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais e ex-ministro de estado durante o governo FHC, observou que os problemas de integração entre os países sul-americanos existem desde o período em que foi embaixador em Santiago, no Chile, em 1968. “Eram visíveis as dificuldades para uma boa integração entre os países, desde então os esforços têm sido maiores nesse sentido. A globalização exige que ações de integração sejam indispensáveis”, explica.

O embaixador ressaltou problemas pontuais como a geografia da América do Sul e as situações econômicas de alguns países, apontando as parcerias privadas como soluções para a captação de recursos. Ele falou sobre o potencial produtivo da América do Sul, que tem a China como grande parceira comercial e fonte de recursos para as economias. “As infraestruturas de logísticas tem de estar preparadas para suportar as relações comerciais. Os países membros do Cone Sul têm potencial de produção de alimentos que não se vê em outro lugar do mundo. Para isso, é necessário que os projetos saiam do papel”, sinalizou.

Por fim, o embaixador destacou alguns pontos a serem definidos para projetos como o Corredor Bioceânico. “É preciso definir a fonte dos recursos, o retorno financeiro e dar segurança jurídica. Existem muitas diferenças em normas e problemas com marcos regulatórios que travam o trânsito de pessoas e mercadorias, travando o mercado”, finalizou.