A SUPERAÇÃO DE UTOPIAS NA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL

Joal Teitelbaum

Se eu tiver uma maçã e você tiver uma maçã e nós trocarmos estas maçãs cada um ficará com uma maçã. Porém se eu tiver uma idéia e você tiver uma idéia, cada um ficará com duas idéias.

Esta tem sido a linha de raciocínio que o Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS, construiu e consolidou ao longo de seus quinze anos.

De duas idéias singelas e compartilhada por duas pessoas em 1996 chegou-se ao estágio atual onde o CRIAS rompeu fronteiras e hoje é, modestamente, um global player voltado para colaborar na construção sustentável da integração, não apenas da infraestrutura física, da América do Sul.

O modelo construído pelo CRIAS e explicitado em sua Missão está completo. É necessário a mudança de um paradigma na ótica da governança e que produza a sinergia público-privada, onde o CRIAS possa ser um protagonista.

Já nos referimos que o fator velocidade é a nova dimensão deste mundo globalizado. Não é o país ser maior ou pequeno ou de direita ou de esquerda.

O desenvolvimento harmônico e sustentável e é assim, pois deve ser convergente e congruente, só advirá quando as forças de gestão e governança dos setores público e privado compartilharem do objetivo de construir ações no caminho da excelência, lembrando que as boas práticas devem estar dos dois lados do balcão.

Lançou-se neste VIII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul. o GRUPO G2, o da Gestão e da Governança. Acoplado a esta iniciativa, além das quarenta e sete conclusões e recomendações, três foram destacadas e consideradas fundamentais:

1 - O relacionamento entre o COSIPLAN, Conselho Sul Americano de Infraestrutura e Planejamento, e o setor privado onde o CRIAS é um dos interlocutores.

2 - A estruturação de uma Oficina Geradora de Projetos

3 - A elaboração de um Edital Padrão para a licitação de obras.

Na visão de compartilhar idéias de forma transparente, integra e objetiva o CRIAS considera que este ciclo de quinze anos está encerrado. Suas metas estruturantes foram realizadas,

O planejamento estratégico do CRIAS fica diretamente dependente dos desdobramentos do item 1, pois a integração da América do Sul tem sua velocidade dependente de uma integração de idéias participativas entre o setor público e o setor privado. É preciso pensar e para tanto há que compartilhar idéias.

Plenário Mercosul, Porto Alegre, 18 de novembro de 2011.

Joal Teitelbaum
Presidente do CRIAS