SESSÃO SOLENE DE INSTALAÇÃO

 

Sessão solene de instalação constituída da esquerda para direita pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Carlos Bolivar, Representando General do Exército Enzo Martins Peri; Embaixador Ruy Pereira, Consulado Brasileiro no Uruguai; Ministro Paulo Roberto Caminha de Castilhos França, representante do Chanceler Antonio Patriota, MRE, Brasi; Joal Teitelbaum, Presidente do CRIAS; Presidente da FIERGS, Heitor José Müller; Secretário Desenvolvimento e Promoção do Investimento, SDPI / RS, Mauro Knijnik; Brigadeiro Engenheiro, Comando Aeronautica Luiz Antonio Freitas de Castro, Repres. Comte. da Aeronáutica Ten. Brigadeiro do Ar Juniti Satto


Protocolo, Hino Nacional Brasileiro

PALAVRAS DO PRESIDENTE DO CRIAS, JOAL TEITELBAUM


Presidente do CRIAS Joal Teitelbaum

PALAVRAS DO PRESIDENTE DO CRIAS NA SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL REALIZADA EM 18 DE NOVEMBRO DE 2001, NO PLENÁRIO MERCOSUL, SEDE DA FIERGS, EM PORTO ALEGRE

NOMINAÇÃO DAS AUTORIDADES

INDICA A "PRAXIS" QUE DEVEMOS NOS ATER COMO ANFITRIÕES NO ATO DE INSTALAÇÃO DE UM CONGRESSO A FOCAR NAS BOAS VINDAS E DISCORRER SOBRE O TEMÁRIO DO EVENTO.

PARA CUMPRIR O DEVER E COM O MAIOR CALOR HUMANO QUE É UMA TRADIÇÃO IRRETORQUÍVEL DESTE RECANTO DO BRASIL, DAMOS AS BOAS VINDAS A TODOS QUE COMPARECERAM A ESTE VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL.

DAMOS AS BOAS VINDAS E AGRADECEMOS AOS QUE TRAZEM SUAS IDÉIAS E PROJETOS E QUE FORAM E ESTÃO SENDO DEBATIDOS NESTES DOIS DIAS, DE DIFERENTES RINCÕES DA AMÉRICA DO SUL, CONTRIBUINDO NAQUELA ARTE QUE É CAPAZ DE MUDAR O CAMINHO DA HUMANIDADE, A ARTE DE PENSAR.

DAMOS AS BOAS VINDAS E AGRADECEMOS AS AUTORIDADES DO SETOR PÚBLICO, EM TODOS OS NÍVEIS, DO SETOR PRIVADO, DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS INCLUSIVE DAS NAÇÕES UNIDAS, DA ACADEMIA, QUE PRESTIGIAM O DESENROLAR DO CONGRESSO E ESTA SESSÃO DE ABERTURA.

CONSIDEREM-SE TODOS COMO SE ESTIVESSEM PARTICIPANDO DA MESA DOS TRABALHOS E QUE COM SUA PRESENÇA E FORÇA INTERIOR TRANSMITEM A ENERGIA POSITIVA PARA QUE SE ALCANCE, NESTE VIII CIRIAS, A SABEDORIA DO COMO FAZER PARA QUE A INTEGRAÇÃO SE CONCRETIZE.

DAMOS OS AGRADECIMENTOS AOS APOIADORES DESTA REALIZAÇÃO DO COMITÊ DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL, POR SER O CRIAS UMA ENTIDADE FORMADA POR VOLUNTÁRIOS QUE APORTAM SUA CAPACIDADE INTELECTUAL, FOI ESTE APOIO QUE VIABILIZOU ESTE CONGRESSO.

DAMOS OS AGRADECIMENTOS AOS COLABORADORES QUE SEMPRE, NA MEDIDA DE SUAS POSSIBILIDADES, SE SUPERAM EM CONCEDER DE SEU TEMPO PARA A CAUSA DA INTEGRAÇÃO.

VAMOS, COM A PERMISSÃO DAS SENHORAS E SENHORES, FOCAR NO ESSENCIAL NESTE MOMENTO EM QUE A HUMANIDADE SE DEPARA COM UM CENÁRIO DE CRISE QUE NÃO SE TEM, AINDA, A DIMENSÃO QUE ELA PODERÁ ALCANÇAR.

DISPENSO, POIS, DISCORRER SOBRE O TEMÁRIO E SIM, ATERMOS-NOS AO QUE, NO ENTENDIMENTO DO COMITÊ DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL QUE NESTE ANO COMPLETA QUINZE ANOS DE DEDICAÇÃO A CAUSA DA INTEGRAÇÃO SUL AMERICANA, CONSIDERA-SE COMO AS FORÇAS CAPAZES DE LEVAR A AMERÍCA DO SUL NO RUMO DA EXCELÊNCIA.

A AMÉRICA DO SUL TEM QUE SE AFASTAR DO ABISMO QUE PODERIA DIVIDI-LA EM DUAS PARTES. A METADE QUE NÃO DORME POR QUE TEM FOME E A OUTRA METADE QUE NÃO DORME POR QUE TEM MEDO DA METADE QUE TEM FOME.

MAS POR OUTRO LADO NÃO PODE ADENTRAR PELO TUNEL SEM SAÍDA AONDE O PATERNALISMO PRETENDA SUPERAR O ABISMO SIMPLESMENTE DANDO O PEIXE, MAS SEM ENSINAR A PESCAR.

QUE PRINCIPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESOS DEVEM SER SEGUIDOS ?

ACREDITAMOS QUE DUAS COMPONENTES SÃO ESSENCIAIS PARA QUE A PERGUNTA SEJA CORRETAMENTE RESPONDIDA E TENHA-SE EM UMA VELOCIDADE NUM MUNDO QUE VIVE EM TEMPO REAL, O TÃO DESEJADO DESENVOLVIMENTO HARMÔNICO E SUSTENTÁVEL.

PODE PARECER PARADOXO MAS NÃO É. TEM QUE SER HARMÔNICO E SUSTENTÁVEL, POIS ELE TEM QUE SER CONVERGENTE E CONGRUENTE.

ESTAS COMPONENTES SÃO UMA INFRAESTRUTURA FÍSICA, DE ENERGIA E DE COMUNICAÇÕES E A OUTRA AQUELA QUE PASSAMOS A CHAMAR DE G2.

G2 POR SE TRATAR DE GESTÃO E GOVERNANÇA.

NA INFRAESTRUTURA FÍSICA O "O QUE FAZER" É QUASE EM SUA TOTALIDADE CONHECIDO. O CRIAS, INSTITUIDO EM 1996, TEVE A RARA OPORTUNIDADE DE VER OS GOVERNOS DOS 12 PAÍSES DA REGIÃO INSTITUIR NO ANO 2000, A IIRSA QUE EM 11 ANOS CRIOU UM ACERVO DE 520 PROJETOS, EMBORA BOM NÚMERO AINDA NECESSITANDO DETALHAMENTO.

NESTE ANO DE 2011 OS NOSSOS DOZE PAÍSES POR SEUS GOVERNOS CONSTITUIRAM NO SEIO DA UNASUL, O COSIPLAN, CONSELHO SUL AMERICANO DE INFRAESTRUTURA E PLANEJAMENTO QUE IRÁ ABSORVER O ACERVO DA IIRSA E IRÁ ATUAR SOB A ÉGIDE DE MINISTROS DE ESTADO E PORTANTO INVESTIDOS DO PODER POLÍTICO.

AFASTEMOS-NOS UM POUCO DESTE CENÁRIO E VISUALISEMOS O MUNDO. SIM, A AMÉRICA DO SUL TEM PROBLEMAS E GARGALOS EM SUA INFRAESTRUTURA MAS EM RELAÇÃO AO QUE SUCEDE EM OUTRAS REGIÕES DO PLANETA, A AMÉRICA DO SUL PODE SER UMA DAS ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO.

DESDE O AUGE DA CRISE 2008-2009 CONFORME JÁ ERA PREVISTO, ELA CIRCULOU PELO PLANETA MAS NÃO SE EXTINGUIU. A AMÉRICA DO SUL TEM SE CONSTITUÍDO NUM EXPORTADOR DE RAW MATERIALS E COMODITIES, ALCANÇANDO RESULTADOS ENCORAJADORES, NECESSITA PORÉM IMPLEMENTAR SEUS POLOS INDUSTRIAIS DE DESENVOLVIMENTO E TORNAR-SE COMPETITIVA GLOBALMENTE PARA, COM VELOCIDADE, OBTER RESULTADOS MELHORES.

NOSSAS DEFICIÊNCIAS SÃO EVIDENTES NA LOGÍSTICA E NOS GÁRGALOS DE TODOS OS OUTROS MODAIS, AÉREO, ENERGIA, COMUNICAÇÕES, HIDROVIÁRIO/PORTUÁRIO E FERROVIÁRIO E RODOVIÁRIO, BEM COMO NO TRANSPORTE NO TEMPO QUE É A ARMAZENAGEM, TEMAS QUE FORAM EXAURIDOS NAS REUNIÕES DOS MODAIS.

RETORNEMOS, AGORA AO PONTOS QUE NOS AFASTAMOS E VAMOS FALAR DO G2.

CRIAR, EVOLUIR, INOVAR E MUDAR.

PARA TANTO SABE-SE QUE SÃO ESSENCIAIS COMO NOS PROCESSOS DE QUALIDADE, A GESTÃO E A GOVERNANÇA.

SENDO PRAGMATICAMENTE OTIMISTAS VAMOS COM AQUILO QUE TAMBÉM CARACTERIZA OS BEM SUCEDIDOS PROJETOS DE QUALIDADE, OU SEJA SIMPLICIDADE, HUMILDADE E INTEGRIDADE, AMALGAMAR ESTAS FORÇAS QUE SE CONSTITUEM NA INFRAESTRURA E NO G2.

ATREVEMOS-NOS A APRESENTAR OS TRÊS PONTOS BÁSICOS QUE PODERÃO SE CONSTITUIR NO AGENTE DE MUDANÇAS.

SABEMOS QUE A TEMÁTICA É COMPLEXA. TODA A QUESTÃO COMPLEXA TEM UMA INFINIDADE DE SOLUÇÕES SIMPLES. CERTAMENTE TODAS EQUIVOCADAS.

BUSCAREMOS FAZER UMA SÍNTESE DESTA QUESTÃO COMPLEXA E QUE ESPERAMOS VENHA A ENCONTRAR RESSONÂNCIA PARA A DEVIDA ANÁLISE NO SETOR GOVERNO.

ELENCAMOS TRÊS AÇÕES PONTUAIS DE CONVERGÊNCIA QUE CONTEMPLEM O COMO BEM FAZER A INFRAESTRUTURA QUE TANTO NECESSITA A AMÉRICA DO SUL E QUE SEJAM CONGRUENTES COM A GOVERNANÇA E A GESTÃO:

1 – O COSIPLAN COMO VETOR PARA CONSTRUIR A SINERGIA COM A SOCIEDADE CIVIL/SETOR PRIVADO.

2 – FORMATAÇÃO DE AGÊNCIA QUE SEJA A OFICINA DE PROJETOS EM CADA UM DOS DOZE PAÍSES

3 – IMPLEMENTAÇÃO DE EDITAL PADRÃO

ESTAMOS CONVENCIDOS QUE A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL É UMA VIA DE MÃO ÚNICA.

NESTA VIA DE MÃO ÚNICA, OPTAMOS PELOS SONHOS DO FUTURO EM DETRIMENTO DAS HISTÓRIAS DO PASSADO. TEMOS EXEMPLOS DE PARADIGMAS CONSTRUÍDOS POR LIDERES MUNDIAIS QUE COMPROVAM ESTA ASSERTIVA.

NOS DIRECIONAMOS TAMBÉM NA VIA DOS SONHOS DO FUTURO POIS ACREDITAMOS QUE OS SONHOS DO SER HUMANO TÊM A AMPLITUDE DE SUA ESPERNÇA.

ESTA ESPERANÇA NA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL NÃO É UMA OPÇÃO E NÃO É UMA ALTERNATIVA. É A RAZÃO DE SER.

OBRIGADO.
Porto Alegre, 18 de novembro de 2011.

APRESENTAÇÃO DO PRONUNCIAMENTO DO SUBSECRETÁRIO GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS E DIRETOR DO PNUD PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE, EMBAIXADOR HERALDO MUÑOZ

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Vídeo Palestra do Embaixador Heraldo Muñoz

PALAVRAS DO PRESIDENTE DA FIERGS, HEITOR JOSÉ MULLER



Presidente da FIERGS, Heitor José Müller

FIERGS


SENHORAS E SENHORES :

A FIERGS sente-se honrada em receber mais uma edição do Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul , uma iniciativa do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, que neste ano completou 15 anos, presidido pelo companheiro Joal Teitelbaum;

A pedido do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade – que represento nesta solenidade - transmito o reconhecimento da Confederação Nacional da Indústria pelas contribuições do Comitê e de seus eventos à integração sul-americana;

Neste momento de crise, em que o mundo discute a harmonia e a credibilidade de países e blocos econômicos, é oportuno que os temas previstos na pauta do Congresso sejam aprofundados;

Diante das incertezas do cenário econômico, é fundamental que a América do Sul fortaleça sua unidade, respondendo com gestão competente as suas interligações dos modais logísticos e consiga superar as dificuldades do intercâmbio comercial;

Pelo conteúdo e pela qualificação dos participantes, o Congresso Internacional das Rotas de Integração tem todas as condições de propor políticas e investimentos que servirão para superar os impasses e consolidar o Mercosul;

Por fim, reitero o compromisso histórico da FIERGS e da CNI de apoiar o diálogo entre as nações como o melhor caminho para o desenvolvimento sustentado da América Latina.

Muito obrigado e um bom trabalho a todos.

PALAVRAS DO MINISTRO ROBERTO CAMINHA CASTILHOS FRANÇA, REPRESENTANDO O SENHOR MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL, EMBAIXADOR ANTONIO PATRIOTA


Ministro Paulo Roberto Caminha de Castilhos França