02.12.10

Poder, transição e difusão

Recentemente, o Comitê da Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS, entidade estruturada em 1996, foi convidado a ser painelista no V Fórum Global dos Países Emergentes, realizado em Warrenton, próximo a Washington, D.C. O tema determinado era “Oportunidades para Aproximar as Relações Econômicas entre América Latina e a Ásia” sobre o enfoque da melhoria da infraestrutura física.

20.07.10

Matemática ou má temática?

Vivenciamos um período da história da humanidade em que significativo número de formadores de opinião, em todos os campos, ligam a máquina do “falatório” antes da máquina do “pensatório” e são capazes de convencer aos incautos de uma falsidade algébrica bem conhecida em matemática, a de que dois é igual a um.

02.05.10

Gestão e governança: não basta ser convergente

Há um consenso global entre as maiores lideranças de gestão em que Peter Drucker foi um homem bem a frente de seu tempo. Mas este homem que criou, fez evoluir e inovou os fundamentos da gestão, em mais de uma oportunidade expressou sua mágoa ao afirmar “que transformar a visão da gestão em realidade não é suficiente, é preciso que esta realidade se concretize na prática”.