Conheça

O que são a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Chile o Comitê das Rotas de Integração da América do Sul?

Em março de 1996 o então presidente do Chile Eduardo Frei Ruiz – Tagle, em visita oficial ao Brasil, o vice-presidente da república do Brasil, Marco Maciel, e o Governador do Estado do Rio Grande Do Sul, Antonio Britto, firmaram como testemunhas o ato de constituição da Câmara de Comercio e Indústria Brasil-Chile (CCIBC) e do Comitê Bioceânico que originou o Comitê Das Rotas de Integração da América do Sul (CRIAS), ambos formados por voluntários e totalmente sem fins lucrativos.

Acompanharam todos estes atos o Embaixador do Chile em Brasília, Heraldo Muñoz, e o empresário brasileiro Joal Teitelbaum, eleito que foi para a presidência da CCIBC e do CRIAS.

Dezenas de autoridades públicas, empresários, organizações empresariais, universidades e ministros de estado firmaram o mencionado documento.

Em seus aproximados vinte anos, a CCIBC e o CRIAS realizaram nove congressos internacionais, reuniões plenárias na CEPAL, em Santiago do Chile, e na ALADI. Têm apresentado projetos e trabalhos técnicos pela integração física, econômica, social, cultural e educacional no Brasil, Américas e em outros continentes.

Mantêm-se  entrosados com o Emerging Markets Forum, sediado em Washington e que realiza reuniões internacionais anuais na Ásia, Américas, África e Europa e também com o WEF, World Economic Forum, com a OEA, BID e CAF, entre dezenas de organizações, autoridades diplomáticas dos países da América do Sul e ainda com a IIRSA e sua sucessora, a UNASUL e o COSIPLAN, tendo participado com trabalhos técnicos onde se incluem, entre outros, os dos Polos de Desenvolvimento, de compatibilização entre as licitações para projeto com o de obras e tantos outros.

Em 2015, procedeu-se marcante aproximação entre o CRIAS e CCIBC com a região de Coquimbo, focado no corredor bioceânico central Coquimbo –  Porto Alegre, englobando o projeto, licitação e construção do túnel do Paso de Água Negra e as obras rodoviárias correspondentes.

Em 2016, foi eleito para a presidência de ambas as Entidades o Engenheiro Claudio Teitelbaum.

O Fato Histórico

Em 31 de agosto e 1º de setembro de 2000, os Presidentes de todos os Países da América do Sul adotaram a posição histórica de consolidar a infra-estrutura física da Região.

Desta decisão política transcedental dois componentes são decorrentes de ações governamentais. Um a reunião de autoridades governamentais de cada País e o outro as ações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Corporação Andina de Fomento (CAF) e do Fundo para a Bacia do Prata (Fonplata).

Há um terceiro componente que é o Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, que abriga a participação do Setor Privado no Processo de Integração.

Constituição do CRIAS

O Comitê é composto pela Setor Privado, compreendendo instituições empresariais e associativas, nacionais e transnacionais e tem a participação de Representantes Diplomáticos dos Doze Países da América do Sul, de Organismos Governamentais, do BID, da CAF, do FONPLATA e da ALADI.

Organograma Operacional/Organizacional do CRIAS

Ele é representado pelo denominado “pentagrama”. A Presidência e Secretaria, o Conselho Temático, os Modais(Rodoviário, Ferroviário, Hidroviário/Portuário, Aeroportuário, de Infovias e de Energia), o Plenário e o Congresso Internacional.

Realizações do Comitê

O Comitê teve o reconhecimento de seus trabalhos de forma muito objetiva, pois o seu Projeto de Planejamento Macro, onde foram elencados os principais eixos de integração continental, coincidiu com a decisão posterior governamental e das entidades de fomento.

Sede do Comitê

Estão sediados na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil:

Fone/Fax 55 51 3222.4570

E-mail: ccibcri@terra.com.br

Site: www.rotasintegracao.org.br

Endereço: Rua Tobias da Silva 253 5º andar – sala 503

Cep: 90570.020 – Porto Alegre – RS – Brasil.

Missão da CCIBC e do CRIAS

Missão da CCIBC

“Ser agente do desenvolvimento harmônico, atuando com protagonismo e integridade em áreas decisivas, contribuindo para a consolidação de interfaces que contemplem os interesses comuns do Brasil e do Chile, promovendo melhores práticas empresariais e de sustentabilidade, incentivando investimentos e relacionamentos convergentes em âmbito público, privado e no terceiro setor.”

Missão do CRIAS:

“Colaborar como componente da sociedade civil com os organismos Públicos,  privados, entidades de fomento e academia para a sustentabilidade da infra-estrutura  física, de energia, de comunicações e da logística na América do Sul. Prosseguir na construção em um cenário da mais completa transparência, confiabilidade e de integridade ética  em forma convergente e congruente, dos princípios, fundamentos e processos normativos que conduzam ao desenvolvimento harmônico e que contemple as políticas  sociais,  culturais/ educacionais , ambientais e econômicas da sub região sul americana.”

Desta forma, o Comitê das Rotas de Integração da América do Sul se constitui em um elo efetivo entre a Iniciativa Privada e os Governos dos doze países sul-americanos, compondo uma forma inovadora de ação participativa e empreendedora.

Claudio Teitelbaum, Presidente

 

Principais Realizações

  • Maio de 2002 – participação no evento realizado em Brasília promovido pelos governos dos 12 países da América do Sul, objetivando entrosar as ações de Estado com as do setor privado.
  • Junho de 2002 – participação como palestrante em painel de integração da América do Sul no I FÓRUM ECONÔMICO E SOCIAL DA AMÉRICA LATINA, promovido pelo World Economic Fórum na cidade do Rio de Janeiro.
  • Agosto de 2002 – Seminário conjunto do CRIAS e da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe), a convite deste organismo das Nações Unidas e realizado em Santiago do Chile, na sede da CEPAL.
  • Novembro de 2002 – IV Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul, realizado pelo CRIAS e pela Confederação Nacional da Indústria, na sede da CNI em Brasília.
  • Março de 2003 – Reunião do CRIAS em Montevidéu, com o Senhor Presidente da República do Uruguai.
  • Março de 2003 – Seminário Conjunto do CRIAS e da  ALADI (Associação Latino – Americana de Integração), à convite deste organismo continental, em Montevidéu, na sede da ALADI., quando foi firmado o Acordo de Cooperação ALADI/CRIAS.
  • Abril de 2003 – Reunião de trabalho e tele-conferência entre o CRIAS e o Comitê de Coordenação Técnica da IIRSA (Iniciativa da Integração da Infra-Estrutura Regional Sul Americana) na sede do BID-INTAL em Buenos Aires, com abrangência à sede do BID em Washington e CAF em Caracas.
  • Abril de 2003 – Apresentação pelo CRIAS, no Auditório do Itamaraty em Brasília, do Projeto de  Integração Física e do Desenvolvimento Harmônico da América do Sul através da Infra-Estrutura, para representantes do setor de transportes de 19 países latino-americanos.
  • Abril/Maio de 2003 – Reuniões de trabalho do CRIAS com técnicos dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão; do Ministério dos Transportes; do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior, em Brasília.
  • Junho de 2003 – Estabelecimento de ações para o desenvolvimento e competitividade da região ante os desafios da formatação da Alca e com a União Européia, em grupo de trabalho com a participação do World Economic Fórum.
  • Junho de 2003 – Workshop com a Associação Latino Americana de Ferrovias, ALAF, com participação da ALADI e da CEPAL, elaborando-se propostas aos Governos para a restauração de vias ferroviárias.
  • Julho de 2003 – Reuniões de Trabalho com a Secretaria Geral do Mercosul em Montevidéu direcionada a definir ações concretas na integração física e econômica da região.
  • Julho de 2003 – Reuniões de trabalho em nível governamental com técnicos e autoridades diplomáticas e entidades empresariais, realizadas em Montevidéu e voltadas à elaboração de ações para o desenvolvimento e integração regional.
  • Setembro de 2003 – Apresentação a representantes legislativos do Projeto dos Pólos de Desenvolvimento, elaborado pelo CRIAS.
  • Outubro de 2003 – Encaminhamento ao Poder Legislativo Federal do Brasil dos Planos de Ação do CRIAS, atendendo convite da Presidência da Comissão de Infra-estrutura da Câmara Federal.
  • Outubro de 2003 – Apresentação e aprovação, com a inclusão no documento final do “Mercosul/European Business Forum – Brazília Declaration” da proposição do CRIAS da criação de um Fundo de Investimento para a Infra-Estrutura Sul-Americana, fundo este que o CRIAS intitula FIDISA (Fundo de Investimentos para o Desenvolvimento e Integração Sul-Americana).
  • Dezembro de 2003 – Workshop no Departamento de Aviação Civil com a participação do Setor Privado, Governo Federal, representantes diplomáticos de dez dos doze países da América do Sul, BNDES e CAF.
  • Janeiro de 2004 – Instalação da Força Tarefa formada por Entidades Empresariais e participação de órgãos governamentais para objetivar ações do setor privado na concretização de metas definidas nas tratativas oficiais entre os países sul-americanos.
  • Fevereiro de 2004 – Elaboração de documento preliminar da Força Tarefa e encaminhada a reunião do CODESUL.
  • Março de 2004 – Apreciação pelo Codesul  do documento do CRIAS e inclusão do Processo da Ligação Bioceância Rodoviária e da Ligação Bioceânica Ferroviária no Plano de Ação de 2004-2005 deste organismo oficial.
  • Outubro de 2004 – Aprovação pelo Ministério dos Transportes do Brasil da Cooperação Técnica entre o CRIAS e a CAF com vistas a estudos de viabilidade técnica para a BR-290.
  • No mês de novembro de 2004 o CRIAS promoveu o V Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul, quando foram analisadas e debatidas processos e ações que objetivaram concretizar a infra-estrutura física regional, as infovias, uma nova matriz energética e os cenários dos passos de fronteira, direcionados à integração e ao desenvolvimento harmônico, ou seja, o desenvolvimento econômico e social.
  • A íntegra destas recomendações, todas do maior significado e classificadas por sua origem, Setor Governo, Setor Privado e Setor Fomento, encontram-se em nosso site e foi editado um CD-Rom em texto, imagem e som, considerado de padrão internacional e do qual, apraz-nos, anexar um exemplar.
  • Apenas para fixar idéias e entre as muitas proposições consideradas, na reunião dos Chefes de Estado da América do Sul realizada em dezembro de 2004 na cidade de Cuzco, aquela proposta pelo V CIRIAS e relativa a adoção de roaming integrado a todos os países da América do Sul, foi aprovada e o da integração sub regional através do Modal Aéreo.
  • Em 2005 o CRIAS promoveu, coordenou  e abrigou a instalação e ações do grupo de trabalho PIFEC – Processos de Integração Física, de Energia e de Comunicações e que realizou desde então seis reuniões nacionais, sendo a primeira em Brasília na sede da CNI, a segunda em Porto Alegre, na sede da FIERGS, a terceira no Rio de Janeiro no BNDES, a quarta e quinta novamente em Brasília, na CNI e a sexta em Porto Alegre, em janeiro último, na FIERGS. Participam do PIFEC representações do setor privado como da Confederação Nacional da Indústria, da Confederação Nacional dos Transportes, da Confederação Nacional do Comércio, de Federações Empresariais Estaduais, as Presidências da União Panamericana de Engenheiros, do Conselho de Empresários da América Latina, da Associação Nacional de Empresas de Obras Rodoviárias, do CEBRI entre outros e do setor governo, representantes do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério dos Transportes, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério das Comunicações, CAMEX e do BNDES, com  a coordenação deste CRIAS.
  • Os resultados do PIFEC que  levaram o CRIAS a ser convidado para desenvolver o Projeto da Cultura da Integração, estão explicitados e inclusive com os trabalhos técnicos, no site do CRIAS – www.rotasintegracao.org.br, ícone PIFEC – e juntamos a este com a maior satisfação, um DVD onde constam as sete reuniões di PIFEC e a súmula, em som, imagem e texto, ilustrando as empresas e instituições que com seu apoio permitiram a concretização deste objetivo e onde se incluí a Confederação Nacional da Indústria.
  • Ainda em 2005 o CRIAS participou de eventos do BID-INTAL no    Rio de Janeiro e Buenos Aires e integrou-se as ações   do Grupo VESA, promovido pela IIRSA.
  • Em 2006 além das mencionadas reuniões do PIFEC, o CRIAS esteve presente em eventos promovidos pelo BID, inclusive participando de reunião em Washington, na sede do mesmo e com o Diretor junto à IIRSA, senhor Mauro Marcondes Rodrigues.
  • Em 2007 o CRIAS concretizou duas reuniões do P.I.F.E.C ,  na sede da FIERGS e a outra na sede do BNDES no Rio de Janeiro, bem como o VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul e que alcançou resultados do maior significado e que se encontram no site referenciado, ícone VI CIRIAS. O produto do evento foi integralmente registrado em um CD, com texto, som e imagem, editado com o apoio da Corporação Andina de Fomento, CAF, com as Recomendações em idioma português e espanhol e distribuído internacionalmente pela CAF. São mais de quarenta propostas e trabalhos técnicos que se constituem na base de um Banco de Projetos, que passam a ser priorizados nas ações do exercício de 2008. Em outubro de 2007, ocorreu a reunião de trabalho entre o CRIAS e a Secretário do Comitê de Coordenação Técnica da IIRSA, Iniciativa para a Integração da Infra-Estrutura Regional Sul Americana quando foram analisadas e comentadas as conclusões do VI CIRIAS.
  • As recomendações, em Português e Espanhol, do VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul  estão grupadas por suas origens (Setor Governo, Setor Privado ou Setor Fomento) e estão no site do CRIAS – VI CIRIAS.As mesmas  foram estruturadas na VII reunião do P.I.F.E.C  e  classificadas pelo segmento respectivo que dará andamento a ação pertinente.O site do CRIAS, ícone PIFEC, VII Reunião contém detalhadamente o descrito neste item.
  • Em abril de 2008, pela sétima vez, o Presidente do CRIAS participou como painelista em encontros do World Economic Fórum, desta vez no México, participando da sessão  “ Can Private Investment Close the Infrastructure Gap?”.
  • Ainda no decorrer de 2008 o CRIAS focou ações para concretização de um Banco de Projetos, em âmbito nacional e regional, participando de reuniões no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na sede do BID em Brasília e em âmbito de governos estaduais.
  • O CRIAS levou, em 2008, a cinco eventos internacionais seus fundamentos e processos, sendo reconhecido como uma das forças propulsoras da integração sub-regional.
  • Em 2009, 2010 e 2011, registre-se a participação do CRIAS no Fórum dos Países Emergentes, realizado em Bogotá o primeiro e os dois seguintes no Airlie Center, Virginia, EUA, onde teve destacada atuação, assim como em reunião, como convidado, do CDES (Conselho do Desenvolvimento Econômico Social) reunindo Mercosul e União Européia, em Brasília.
  • No ano de 2009, o CRIAS concretizou, exitosamente, a par da crise global ocorrida, o VII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul, em outubro daquele ano, na sede da FIERGS, em Porto Alegre e que contou com representações de 11(onze) dos 12(doze) países da América do Sul e ainda do México.
  • Ainda no exercício de 2011 e no primeiro trimestre de 2012 foram enviados as autoridades governamentais dos doze países sul americanos inclusive a nível de Presidente da República (que já procedeu encaminhamento ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) e Embaixadores em Brasília, do setor privado, secretarias gerais da ALADI, CEPAL, representação no Brasil da CAF e do BID, presidência da CAF em Caracas e do BID em Nova Iorque,  diretor do PNUD na ONU, CEO do Fórum dos Países Emergentes, World Economic Fórum, BNDES, Universidades, Academia Internacional da Qualidade, totalizando 414 cartas personalizadas além de inclusão no site as recomendações e o DVD completo do evento, havendo sido iniciado o monitoramento das mesmas.
  • O ano de 2012 caracterizou-se por reuniões, inclusive com palestrante do MRE do Brasil e persistentes ações junto a organismos e instituições nacionais, regionais e internacionais para difundir as recomendações do VIII Congresso Internacional.
  • O exercício de 2013 foi marcado por aquele que se constituiu em um dos mais eficientes e eficazes congressos de integração promovido pelo CRIAS, o IX Congresso das Rotas de Integração da América do Sul. Houve, ainda em agosto, a vinda do Embaixador do Chile a Porto Alegre com resultados significativos para a aproximação entre os dois países.
  • Durante o ano de 2014, houve detalhado acompanhamento das conclusões do IX CIRIAS.
  • Para o ano de 2015 foram aditados eventos do mais alto significado como as intensas atividades relativas ao Corredor Bioceânico Central Coquimbo Porto Alegre (mapa anexo) e a licitação para construção do Túnel Paso de Água Negra na fronteira chileno – argentina. Também importantes eventos vinculados a integração foram realizados no segundo semestre, como a visita oficial do senhor embaixador do Chile em Brasília, senhor Jaime Gasmuri, acompanhado de representantes da SOFOFA (Sociedad de Fomento Fabril) e Pró-Chile.
  • Com trabalhos iniciados em janeiro de 2015 em reuniões com o governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o CRIAS e a CCIBC, que teve continuidade direta em julho de 2015, foi evidenciada a importância de retomada de todo o projeto de duplicação da BR-290 entre Porto Alegre e Uruguaiana para que o Corredor Bioceânico Central Coquimbo-Porto Alegre venha a se constituir em obra de primeira classe face às obras de infraestrutura em realização por Chile e Argentina, inclusive a do túnel do “Paso de Água Negra”, na fronteira entre os dois países, que está em fase licitação.
  • Entre os meses de junho e setembro de 2015, duas missões chilenas formadas por governo, empresários e academia estiveram no Rio Grande do Sul em reuniões de trabalho com os poderes Executivo e Legislativo, além de entidades empresariais e universidades.
  • Foram, em setembro de 2015, encaminhadas minutas ao governador do estado, que estão em exame na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, pelo secretário Fabio de Oliveira Branco, também decorrente de audiência pública na Comissão do Mercosul, presidida pelo deputado João Fischer e tendo como vice-presidente o deputado Frederico Antunes. A delegação chilena foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, sendo a Comissão do Mercosul formada pelo presidente e vice-presidente nominados pelos deputados Ciro Simoni, Gilmar Sossella, Luiz Fernando Mainardi e Zilá Breitenbach.
  • O ano de 2016 assinalou os vinte (20) anos da constituição da CCIBC e do CRIAS (1996 – 2016). Neste ano, com o passamento de seu Presidente, Joal Teitelbaum, foi eleito para o biênio 2018 Claudio Teitelbaum. Simultaneamente, foi aprovada por unanimidade alteração estatutária da CCIBC, inserindo a estrutura do CRIAS como um dos pilares da CCIBC.
  • Em 23 de novembro de 2016, foi assinado o Termo de Cooperação entre o Governo do Rio Grande do Sul e de Coquimbo, durante a reunião na Comissão do Mercosul, presidida pelo Deputado João Fischer. A comitiva chilena esteve também no Palácio Piratini, acompanhada pelo presidente da CCIBC e do CRIAS, Claudio Teitelbaum, e pelos deputados estaduais Zilá Breitenbach e João Fischer.
  • Na ocasião, os representantes da referida delegação, guiados pelo Vice-Presidente da CCIBC e do CRIAS Günter Staub, percorreram parte da BR-290 e compareceram à reunião extraordinária da CCIBC-RS e do CRIAS, a qual contou com a presença de seus associados e de representantes de entidades empresariais, dentre as quais a FIERGS, FECOMERCIO e SERGS (Sociedade Engenharia do RS), assim como da Assembleia Legislativa do RS.
  • Em 2017, foram estreitadas as relações com o Chile, mais especificamente com a Região de Coquimbo / La Serena, com a execução de rodadas de negócio em Porto Alegre, visita de empresários e autoridades chilenas na capital do RS e também a participação, por duas vezes, da CCIBC e do CRIAS em seminários na referida região chilena, com vistas ao fortalecimento do Projeto do Corredor Bioceânico Central Coquimbo – Porto Alegre.
  • O site www.rotasintegracao.org.br no ícone do VII CIRIAS contém em português e espanhol a íntegra das conclusões e recomendações e que foi encaminhado aos Presidentes dos 12 países sul-americanos, às instituições continentais como a CEPAL, ALADI, OEA, às entidades de fomento CAF, BID, BNDES, Banco Mundial, aos governos estaduais do Brasil às Universidades, aos organismos públicos que tratam do tema, às entidades do setor privado como Confederações, Federações, Associações, Conselhos e afins, além de organismos internacionais com quem o CRIAS mantém relacionamento, tendo sido editados meio milhar de DVDs com distribuição dirigida.
  • O desafio marcante para o ano de 2018 será a realização do X Congresso Internacional para a Integração da América do Sul, estendendo suas ações para a América Latina até o México e buscando, simultaneamente, a aproximação com a Ásia e Europa.