07.05.10

Cenário da Integração da América do Sul Através da Infraestrutura

O ex-presidente da Bolívia Jorge Quiroga, que participou ativamente no ano 2000 nos processos iniciais da implementação da Iniciativa da Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana, IIRSA, esteve reunido em sua passagem por Porto Alegre em maio com o presidente do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS, empresário Joal Teitelbaum.

Foram analisados os aspectos atuais da integração. O Ex-Presidente boliviano mostrou-se impressionado com os avanços obtidos pelo CRIAS como componente do setor privado e que no VII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul analisou também as Políticas Públicas nos campos econômico, social, ambiental,educacional e cultural.

O presidente do CRIAS evidenciou a necessidade de ser estabelecido um planejamento estratégico para a integração sub-regional  e com participação do setor privado, componente impulsionador das ações da sociedade civil e que se constitui em fator critico de sucesso para os objetivos da integração, objetivos estes que obrigatoriamente sejam integrantes ao planejamento estratégico permanente acompanhado por indicadores preestabelecidos.

Jorge Quiroga, ex-presidente da Bolívia e Joal Teitelbaum, Presidente do CRIAS.