23.04.18

CCIBC e CRIAS participam do Foro de expertos en Competitividad Subnacional de la Red Interamericana de Competitividad em La Serena

Desde setembro de 2016, o engenheiro Claudio Teitelbaum vem atuando como presidente da Câmara de Comercio e Industria Brasil-Chile e do CRIAS – Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, sucedendo ao Eng Joal Teitelbaum, que liderou as mesmas desde a sua criação, em 1996.

O grande foco tem sido trabalhar para a melhoria das relações comerciais entre Brasil e Chile, com grande atenção especial aos estudos sobre o Corredor Bioceânico Central (CBC), que ligará diretamente Porto Alegre ao Porto de Coquimbo, no Chile.

O Túnel Paso de Água Negra, orçado em US$ 1.5 bi, que cruzará a Cordilheira dos Andes, já se encontra em fase de Licitação e será um grande passo na integração latino-americana, abrindo um caminho fantástico para a Ásia-Pacífico.

As estradas argentinas já estão sendo duplicadas e modernizadas, restando apenas o trecho Eldorado-Uruguaiana, que passa pela duplicação da BR-290.
Em março de 2018, o eng. Claudio Teitelbaum participou do “Foro de expertos en Competitividad Subnacional de la Red Interamericana de Competitividad (RIAC)”, promovido pela OEA e pela CRDP (Corporación Regional de Desarrollo Productivo), em La Serena/Chile.

Como palestrante do painel sobre Cooperação Regional para a Competitividade, juntamente com representantes da Argentina e Chile, foram apresentadas informações sobre o Rio Grande do Sul, em termos de importações, exportações, e formas de fomentar o intercâmbio comercial com Chile e Argentina, focado no Corredor Bioceânico Central.

Autoridades e Painelistas do GTECS

O Corredor Bioceânico Central possui uma extensão de quase 2.500km e une uma população de aproximadamente 20 milhões de pessoas. Este Corredor não será o único em futuro próximo na América do Sul a interligar os dois Oceanos. Mas tem tudo para ser o primeiro. O resultado econômico, cultural e social para Argentina, Brasil e Chile e para a América do Sul em seu todo é evidente e salta aos olhos com a simples visualização do Mapa da Região. O CBC colocará a sub-região em contato direto com os países da região Ásia–Pacífico e será o elo mais forte da corrente de integração sul americana com outras regiões e sub-regiões, usufruindo da multilateralidade e dos acordos internacionais já vigentes e em estruturação.

Juntamente com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, a CCIBC e o CRIAS estão alinhando um Seminário ainda para o primeiro semestre de 2018, focado neste tema, de modo a fomentar novos negócios e oportunidades para nosso Estado.

Claudio Teitelbaum, presidente da CCIBC e CRIAS e Claudio Ibañez, Intendente de Coquimbo