Estrutura

ÓRGÃO:  DIRETORIA

NOME  CARGO  ENTIDADE
1 Claudio Teitelbaum Presidente Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum (OTEPAR)
2 Gunther Staub Vice-Presidente Staub Comunicação e Marketing
3  Jader Teitelbaum Diretor Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum (OTEPAR)
4 Fernando Medeiros de Albuquerque Diretor FMA Gestão
5 Sergio Clemes Diretor Spader, Gutjahr, Clemes Advogados
6 Carlos Geyer Rodrigues Diretor Geyer Estaqueamento
7 Fabricio Forest Diretor Kabsa Exportadora S/A

 

 ÓRGÃO:  CONSELHO CONSULTIVO

Embaixador Claudio Lyra      
Embaixador Jorge Carlos Ribeiro      
Sebastião Ventura Pereira da Paixão Junior Diretor SPJ Participações Ltda  
Jorge Barreto Diretor Gerdau S/A  

Além dos indicados para a composição da Diretoria e do Conselho Consultivo da Câmara, foram apresentados como Sócios Beneméritos o Embaixador Heraldo Muñoz, o  Embaixador Jorge Carlos Ribeiro e o Embaixador Cláudio Lyra e como Sócios Honorários o  Embaixador do Chile em Brasília/DF  e o Cônsul Geral do Chile em Porto Alegre.

DIRETORIA E CONSELHO DO CRIAS

 ÓRGÃO:  DIRETORIA
 NOME  CARGO  ENTIDADE
1 Claudio Teitelbaum Presidente Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum (OTEPAR)
2 Gunther Staub Vice-Presidente Staub Comunicação e Marketing
3  Flavio Teitelbaum Diretor Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum (OTEPAR)
4 Pedro Henrique Bronstrup Diretor BRÖNSTRUP Constr., Incorp. e Particip. Ltda
5 Sebastião Ventura Pereira da Paixão Junior Diretor SPJ Participações Ltda

A partir de setembro de 2016, foi aclamado por unanimidade o nome do Engenheiro Joal Teitelbaum como Presidente Emérito da CCIBC-RS e do CRIAS.

ESTRUTURA OPERACIONAL DO CRIAS

Conforme a missão explicitada, o Comitê operacionaliza suas ações através de uma sinergia em que as três forças componentes, Sociedade Civil, Governos e Entidade de Fomento convergem para uma resultante única.

Como detalhado na Estrutura Organizacional, o Comitê vem construindo uma forma operacional moderna, não conflitante e harmônica.

Nesta sistemática a análise de metas e objetivos processam-se em forma consensual e as conclusões são encaminhadas às autoridades governamentais diplomáticas e técnicas e de fomento, com a inovação contemporânea de uma ação participativa da sociedade civil.

O Comitê está edificando uma engenharia operacional moderna, onde da exposição de estudos e projetos, suas análises conjuntas, resultados práticos estão se consolidando.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

  • Presidente e Secretaria Administrativa : desenvolvem as ações pertinentes e dão continuidade aos trabalhos e ações do Comitê.
  • Conselho Temático criado pelo Marco Institucional de 06 de outubro de 2000, foi solenemente instalado em 28 de março de 2001 em Brasília, na sede da Confederação Nacional da Indústria e está constituído pelos representantes da sociedade civil de instituições nacionais e internacionais, participando como convidados representantes diplomáticos dos 12 países da América do Sul e de organismos técnicos de Governo, da CAF, do BID, da CEPAL, da ALADI. Traça a política temática.
  • Plenário: Constituído por representantes da Sociedade Civil, participando os integrantes do Conselho Temático e organismos públicos, privados, entidades de fomento e da acadêmia. O CRIAS tem hoje cadastrados 214 participantes.
  • Modais: grupamentos técnicos para onde convergem os estudos e projetos dos setores rodoviário, ferroviário, hidroviário/portuário, aeroportuário, infovias/comunicações e energético. Periodicidade: A critério da cada modal.
  • Congresso Internacional: reúne os participantes e delegados oficiais de entidades governamentais, da sociedade civil, da sociedade de fomento, da academia e pessoas de notório saber que se vinculem com os objetivos e ações do Comitê. Peridiocidade : Bianual, estabelecendo o mandato e traçando as diretrizes do CRIAS.
  • PIFEC (Processos de Integração física, de Energia e deCcomunicações) é um componente de apoio ao CRIAS e conta com a representação de organismos públicos e privados, da acadêmia, das entidades de fomento que mediante convite reúnen se para acompanhamento das políticas do comitê.

O COMITÊ E O SEU HISTÓRICO

ORIGEM

O Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS, foi instituído em março de 1996 quando da visita do Presidente do Chile ao Brasil, Senhor Eduardo Frei Ruiz-Tagle, sendo sediado na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Su, Brasil.

ABRANGÊNCIA

Quando de sua instituição o CRIAS tinha como meta primacial a interligação bioceânica entre o Brasil e o Chile, através de conexões rodo-ferroviárias. Em 1998, sua amplitude atingia aos países do Mercosul mais os dois associados, Chile e Bolívia e sua área técnica era constituída de quatro modais : rodoviário, ferroviário, hidroviário-portuário e aéreo. Ainda em 1999, passou a ter alcance aos países do Conesul e a partir de 2000, por sugestão do Embaixador do Peru no Brasil, estendeu sua ação protagônica aos doze países da América do Sul, inclusive Guiana e Suriname e integraram-se os modais de energia, de infovias , e de logística bem como o grupo de fronteiras.

CONSTITUIÇÃO E ESTRUTURA OPERACIONAL

O organograma do CRIAS é um pentagrama, formado pela :

– Presidência e Secretaria

– Conselho Temático

– Modais

– Plenário

– Congresso Internacional

– PIFEC

É um componente do setor privado/sociedade civil no macro processo de integração física e desenvolvimento da América do Sul e que antecedeu em suas ações à histórica reunião dos doze chefes de estado sul americanos, reunidos em Brasília em 31 de agosto e 01 de setembro de 2000, quando foi criado o organismo oficial dos países da região, a IIRSA, Iniciativa para a Integração pela Infra-Estrutura Regional Sul Americana, oportunidade em que o CRIAS foi uma das poucas organizações do setor privado a ser convidada e a presenciar o tão significativo evento.

A partir de outubro de 2009 o CRIAS incluiu em seu planejamento estratégico a analise e discussão das Políticas Publicas nas áreas econômica, social,  ambiental, econômica e cultural.

O CRIAS é constituído por Associações, Federações, Confederações, Conselhos, Câmaras e Instituições Nacionais, Bi-Nacionais e Continentais. É vedada a participação individual, devendo sempre ser a indicação por uma instituição.

Participam no Conselho Temático, nas Reuniões Plenárias e Congressos Internacionais como convidados as autoridades diplomáticas dos onze países sul-americanos credenciados em Brasília, autoridades a nível de Ministro e de Técnicos nas áreas da infra-estrutura física, do planejamento, de energia, de comunicações.

Da mesma forma participam as entidades de fomento nacionais como o BNDES e as regionais e continentais tais como o BID, CAF, FONPLATA e Banco Mundial.

O CRIAS é, provavelmente, o único organismo sul-americano em qualquer campo que reúne em seus estudos e ações, em volta de uma mesma mesa para debates e análises, esta plêiade de participantes.

O COMITÊ E O SEU HISTÓRICO

HISTÓRICO E SEUS PRIMEIROS PASSOS

O Comitê das Rotas de Integração da América do Sul vem desenvolvendo suas ações na forma prevista e determinada, conforme o Planejame

O então Presidente da República Federativa do Brasil, Fernando Henrique Cardoso e Joal Teitelbaum, Presidente do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, por ocasião do encontro em 26 de maio de 2002, em solenidade realizada em Brasília e que tratou da integração física do continente sul-americano.

 

O Vice-Presidente da República, José de Alencar, tendo à sua direita o presidente do CRIAS, Joal Teitelbaum, e à sua esquerda o representante do CRIAS em Brasília, Kleber Farias Pinto.

Entende o Comitê que a ação participativa do setor privado neste magno projeto é indispensável para demonstrar uma transparente parceria entre os organismos governamentais e a sociedade dos doze países.

Em reunião do IIRSA organizada pela representação brasileira e coordenada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil dois momentos distintos se destacaram. O primeiro destinado aos organismos governamentais, ao BID, a CAF e ao FONPLATA; o segundo onde foram abordados aspectos voltados para a participação da iniciativa privada. O Comitê das Rotas de Integração da América do Sul sente-se honrado por ter podido constatar que algumas das proposições aprovadas no III Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul, realizado em Porto Alegre em Outubro de 2001, foram consideradas pelas autoridades de governo e pelo BID, CAF e FONPLATA.

O Comitê vem mantendo continuados contatos com as autoridades governamentais e empresariais dos países sul americanos e este evento a se realizar na CEPAL em Agosto próximo será a primeira reunião a se realizar fora dos limites do Brasil. Em princípio também está definida a primeira reunião do Conselho Temático e Plenária do Comitê para se realizar na sede da ALADI, em Montevidéu, conforme contatos mantidos entre o Secretário-Geral desta instituição, Embaixador Francisco Rojas Penso, e o então Presidente do Comitê, Engenheiro Joal Teitelbaum.

Relativamente ao governo brasileiro, além da aproximação já existente com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e com o Ministério das Relações Exteriores, especialmente com a Secretaria para assuntos da América do Sul, o Comitê procedeu a contatos com o Ministério dos Transportes, e demais órgãos federais integrantes à IIRSA.

AÇÕES COMPARTILHADAS COM ORGANISMOS OFICIAIS INTERNACIONAIS, AUTORIDADEDES GOVERNAMENTAIS, INSTITUCIONAIS E EMPRESARIAIS

No cenário internacional é mister que se registrem dois organismos oficiais com os quais o CRIAS tem produzido trabalhos conjuntos e a convite dos mesmos.

  • Em agosto de 2002 foi realizado na sede da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe) em Santiago do Chile e a convite deste organismo das Nações Unidas um Seminário conjunto do CRIAS e da CEPAL, que em seu inteiro teor se encontra no site do CRIAS, ícone CEPAL e que bem evidencia o reconhecimento por um dos mais importantes organismos das Nações Unidas.
  • Em março de 2003 a convite da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração), realizou-se em Montevidéu, sede da ALADI, um Seminário conjunto com o CRIAS e cuja íntegra se encontra também no site do CRIAS, ícone da ALADI, oportunidade em que foi celebrado um Acordo de Cooperação entre o CRIAS e a ALADI.
  • Em outro tópico será feito menção ao conjunto de resultados obtidos nestes eventos, conquistas indeléveis do setor privado para a integração e desenvolvimento do Brasil e da América do Sul.
  • O CRIAS manteve reuniões privadas com Presidentes da República de quatro países sul americanos (Brasil, Bolívia, Chile e Uruguai), Ministros de Estado e Embaixadores dos doze países da América do Sul.
  • O CRIAS participa, regularmente, desde 1997, como Palestrante em eventos do World Economic Forum e da área empresarial da coalizão do setor privado para a implantação da ALCA.
  • Por oportuno cabe registrar que o IV Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul foi realizado em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, em novembro de 2002 e, também, seu conteúdo se encontra no site do CRIAS, ícone do IV Congresso.
  • O CRIAS tem participado como conferencista em inúmeros eventos internacionais, tanto no Brasil como no exterior, merecendo especial destaque os realizados em Washington, Toronto, Albuquerque, São José da Costa Rica, Santiago do Chile, Buenos Aires, Montevidéu, Assunção do Paraguai, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre, entre outros.
  • Presentemente o CRIAS vem atuando também em consonância com o Poder Legislativo, pois os tratados bi-nacionais e relacionados com a integração através da infra-estrutura terão que ser aprovados também neste Poder.

CONQUISTAS INICIAS

  • A participação do CRIAS na formatação do mapa geral que constituí os hoje oficialmente aprovados pelos doze países da América do Sul, como os nove eixos de integração e desenvolvimento.
  • O projeto para constituição de um Fundo para Integração e Desenvolvimento da América do Sul através da Infra-Estrutura, FIDASI, à semelhança do formado pela hoje União Européia, no início da década de 90.
  • O projeto que compatibiliza o aporte de recursos e os prazos para elaboração dos projetos de engenharia final e os de licitação das obras.
  • O projeto dos Pólos de excelência, integração e desenvolvimento, diretamente voltados para a indústria, comércio e serviços.
  • O projeto de retomada da utilização dos CCRs entre os países da América do Sul.
  • A mobilização do setor privado no processo de integração e desenvolvimento em todos os aspectos relacionados com os mercados sub-regionais, regionais e do próprio continente.
  • Neste período, o CRIAS realizou ainda 8 reuniões de seus modais (rodoviário, ferroviário, hidroviário-portuário, aéreo, de energia, de comunicações e do grupo de fronteiras), duas reuniões plenárias e uma reunião do Conselho Temático.

MENSAGEM

O Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, CRIAS, organismo sem fins lucrativos da iniciativa privada, com amplitude a toda a América do Sul e sediado no Brasil, espera continuar desenvolvendo suas atividades de forma integradora e voltados para bem construir com a mais absoluta transparência uma infra-estrutura física, de energia e de comunicações para em conjunto com os organismos de fomento e governamentais, somar ações protagônicas e iniciativas para que a América do Sul concretize seu rumo no sentido amplo do desenvolvimento harmônico.

Claudio Teitelbaum, presidente