A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Chile (CCIBC), o Comitê das Rotas de Integração da América do Sul (CRIAS) e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul promoveram, nos dias 06 e 07 junho de 2018, em Porto Alegre-RS, no Teatro Sinduscon, o X Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul.

O evento contou com o apoio Institucional do ERESUL do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do Governo Regional de Coquimbo, da Corporación Regional de Desarrollo Productivo de Coquimbo (CRDP), do Consulado Geral do Chile no RS, FIERGS, FECOMERCIO, FEDERASUL, ACPA, ACI Uruguaiana, SINDUSCON/RS e SERGS.

Nesta edição, os debates abordaram aspectos essenciais para a maior integração comercial entre os países da América do Sul, sejam eles: econômicos, sociais, culturais, ambientais, de infraestrutura física, setor energético e também de gestão e governança do processo.

Um dos projetos de maior importância para integrar algumas das regiões mais produtivas da América do Sul é aquele que se refere ao Túnel Paso de Água Negra, entre o Chile e a Argentina, na região de Coquimbo (Chile) e que integra o chamado Corredor Bioceânico Central (CBC).

Este projeto interligará por via rodoviária os Portos do Pacífico com o Porto de Rio Grande e contemplará o Norte do Chile, o Centro Norte da Argentina e o Brasil, ingressando pela ponte Libres-Uruguaiana, chegando a Porto Alegre via BR-290 e ao Porto de Rio Grande via BR-116.

O traçado permitirá a construção de variantes que contemplarão também o Paraguai, a Bolívia, o Peru e o Uruguai, podendo também alcançar o Equador.

Tanto o Chile quanto a Argentina já estão com o processo de Licitação para construção do Túnel, orçado em US$ 1.5 bilhão de dólares já com financiamento aprovado pelo BID, que em realidade, é o único gargalo de porte nesta conexão bioceânica, visto que a infraestrutura rodoviária está disponível em todo o trajeto e serão necessárias apenas obras complementares, o que justifica a conclusão do CRIAS de que este Túnel hoje possa ser considerado como fator crítico de sucesso para uma das mais importantes conexões entre países sul americanos.

Neste X Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul, o principal desafio foi o de construir o apoio político e institucional necessário para a viabilização corredor Coquimbo – Porto Alegre – Porto de Rio Grande, para o qual o CRIAS vem dando ênfase especial, pois é aquele que depende da licitação do túnel de Água Negra na fronteira do Chile e Argentina, que atualmente já se encontra em andamento.

 

A figura a seguir apresenta algumas informações sobre o projeto:

Regiões impactadas pelo Corredor Bioceânico Central (CBC)
Regiões impactadas pelo Corredor Bioceânico Central (CBC)

Figura 1 – Regiões impactadas pelo Corredor Bioceânico Central (CBC)

Fonte: Proyecto FIC-R Universidad Católica del Norte – Gobierno Regional de Coquimbo

 

Agenda preliminar

06 DE JUNHO DE 2018

PALÁCIO PIRATINI
18:30pm – Jantar de Boas Vindas para as Autoridades

07 DE JUNHO DE 2018

TEATRO SINDUSCON
8:30 – Registro

9:00 – Abertura Oficial

9:30 – Palestra Magna – Embaixador José Botafogo Gonçalves

10:15 – Coffee Break

10:45 – O Corredor Bioceânico Central e o Tunel de Água Negra

Painelistas:

  • Andrés Zini, Chefe da Unidade de Coordenação Túnel Agua Negra do Ministério de Infraestrutura de San Juan, Argentina
  • Raúl Hermida, Diretor da Bolsa Comercio de Córdoba
  • Pablo E. Pinto, Diretor da Escola de Ciencias Empresariais da Universidad Católica del Norte – Sede Coquimbo (Chile)12:30 – Intervalo para almoço14:00 – Cooperação Regional para a Competitividade
  • Carlos Tarrasón – Cluster Consulting
  • Maximiliano Mauvecin, Foro Empresario Región Centro – Argentina
  • Manuel Schneider, CRDP Región Coquimbo16:00 – O desafio da BR-290 e da BR-116 – Painel com DNIT, Ministério dos Transportes e Comissão do Mercosul17:00 – Cases Empresariais de Integração Comercial – a atuação de empresas privadas no desenvolvimento Econômico e Produtivo